A química é feita de elementos. O principal é você.
No ano em que completou 60 anos, a Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) nos trouxe um desafio de comunicação: aumentar a percepção positiva sobre a indústria química brasileira, destacando seu papel essencial para o desenvolvimento econômico do país e posicionando a entidade como autoridade nesse setor.
Para isso, guiados por um planejamento estratégico elaborado com base em nossa metodologia proprietária, criamos uma campanha que tinha como objetivo mostrar o quanto a química está presente no cotidiano das pessoas, traduzindo de maneira leve, para o público em geral, a complexidade do trabalho desse setor. As peças veiculadas mostram cenas de pessoas em momentos em que a química está diretamente ligada às suas vidas. Assim, em uma campanha multicanal, veiculada em diversas praças e com exemplos de fácil entendimento, conseguimos mostrar a grandeza da indústria química brasileira e como ela é importante para o Brasil e para a vida de cada um.
Assista ao filme da campanha “Elementos”:
Assista ao filme Abiquim Plástico:
ABIQUIM
A Associação Brasileira da Indústria Química é a principal representante da categoria no país desde 1964. Ela tem como objetivo fortalecer o trabalho do setor químico, promovendo seu desenvolvimento sustentável, a inovação e a competitividade. Para isso, atua como elo entre empresas, governo e sociedade. Além disso, a ABIQUIM realiza estudos, divulga informações estratégicas e lidera iniciativas para estimular a modernização e a responsabilidade socioambiental da indústria química brasileira.
Nossa jornada
Desde 2024, nós trabalhamos para potencializar o trabalho da ABIQUIM em seus diversos campos de atuação. Fomos os responsáveis pela campanha institucional “A química é feita de elementos. O principal é você.”, com objetivo de oferecer informação qualificada e construir autoridade e conexão com diferentes públicos, sendo um marco na construção da reputação da indústria química. A campanha reforçou a importância de uma abordagem baseada em posicionamento bem construído, direcional de canais e mensagens por público e insights para otimizar investimentos e maximizar impacto.
Além disso, também atuamos no planejamento estratégico e criação da campanha “Vamos falar sobre plástico”, como forma de abrir diálogo com a sociedade em geral e dar luz à conscientização sobre o uso do plástico no dia a dia da sociedade. A grande estrela é o hub de conteúdo https://www.vamosfalarsobreplastico.org.br/, que proporciona esclarecimentos sobre a importância do plástico, dá visibilidade a todos os agentes do setor envolvidos na cadeia de produção e, principalmente, sobre como o descarte, reuso e reciclagem contribuem para a construção de um futuro sustentável. Nele, também é apresentado o manifesto da campanha, artigos e dados do setor, além da possibilidade de inscrição em uma newsletter que atualiza o consumidor sobre novas informações do tema.